o Opera é um navegador construído na corporação norueguesa Opera Software. Usa o motor de renderização do Blink. Tem versões pra computadores de mesa, celulares e tablets. Os sistemas operacionais compatíveis com o Opera desktop são Microsoft Windows, Mac OS X e GNU/Linux (Ubuntu, Fedora 64-bit), entre outros.
Os sistemas operacionais móveis suportados são o Maemo, BlackBerry, Symbian, Windows Mobile, Windows Phone, Android e iOS; bem como a plataforma Java ME. Existe também uma suíte de Internet antiga do Opera, baseada no motor Presto, que ainda continua recebendo suporte de segurança (versão 12.17 para Windows e versão 12.Dezesseis pra outros sistemas operacionais). O Opera foi pioneiro em motivar o aparecimento de características que foram, logo depois, adotadas por outros navegadores, por exemplo o Acesso Rápida (Speed Dial). O navegador começou em 1995 como um projeto de procura em Telenor, uma organização de telecomunicações norueguesa.
Em 1995, a empresa se ramificou e ficou nas mãos da Opera Software. Microsoft Windows. A versão 3.0, lançada em 1 de dezembro de 1997, introduziu o bloqueio de janelas emergentes. Em 1998, construiu-se o primeiro navegador pra dispositivos móveis.
o Opera foi trialware (tinha que ser comprados após terminado o tempo de prova). As seguintes versões de Opera deram ao usuário a opção de ver de perto os anúncios de banners ou anúncios de texto do Google. A versão sete ilustrou com Presto um novo motor de javascript e compatibilidade total com descrições como dom (Document Object Model, CSS2.Um (Cascading Style Sheets segunda revisão) e XHTML (Extensible Hypertext Markup Language (HTML ou extensível). A versão 7.6, uma versão alfa, incorporou um novo sistema de reconhecimento de voz baseado em XML (VoiceXML), pra descomplicar a acessibilidade. Posteriormente, foi adicionado pela versão 8 com suporte nativo de gráficos SVG Tiny.
Em 2005, a Adobe Systems Incorporated integrou o motor Presto em numerosas de suas aplicações como o Adobe GoLive, Adobe Photoshop, Adobe Dreamweaver e outros componentes do Adobe Creative Suite. Google, o qual, por contrato, é o motor de procura padrão do Opera.
- Então, o que estaria de acordo com aquilo de que “o futuro é hoje”
- dois Administração municipal e regional
- tamanho é, sim, o que importa
- Tatvs (discussão) 11:02 25 jan 2013 (UTC)
- Liga de robôs humanóides (img)
- Ver todos os nossos ativos >>
- 0x80200056: a instalação parou por um reinício súbito do sistema
- Suporte pra 5 novos idiomas, entre eles Checa, holandês, sueco, turco e polonês
Em 2006, foram lançados no Canal Internet e Nintendo DS Browser; dos quais são os navegadores de consoles de jogos Nintendo Wii e Nintendo DS. GeoTrust, fornecedor de certificados digitais, e PhishTank. A versão 10 trouxe uma interface de utilizador melhorada, suporte pra padrões aumentada, correcções de problemas de software, aperfeiçoamentos de desempenho voltadas, essencialmente, para o javascript, e novas ferramentas pra desenvolvedores web.
No dia vinte e cinco de novembro de 2009, Opera puxou a versão 10.10, que incluía características como pré-Visualizações em cílios, Opera Turbo, o Opera Link e Opera Unite. Em vinte e dois de março de 2010 saiu a versão 10.51 de Opera, que incluía um novo motor de Javascript chamado Carakan que o coroava como o navegador mais rápido do universo até assim sendo.
A versão 10.Cinquenta e um tinha um novo recinto gráfico chamado Vega que oferece aceleração por hardware, além de melhorias pela firmeza e na segurança. Treze de fevereiro de 2013, Opera Software informou que mudaria teu motor de renderização Presto pelo WebKit e que contribuirá com o desenvolvimento do WebKit e o Chromium. Em 4 de abril de 2013, a Opera Software anunciou que descartou o Webkit para se integrar ao Google na construção do motor de renderização Blink. Em 27 de maio de 2013, saiu a versão de teste Opera Next 15, pela qual se incorporou o novo motor.