Na Andaluzia há uma longa tradição de negócios na distribuição de automóveis, estrelado por famílias assentadas em diferentes províncias. A melhoria destes grandes grupos vai em paralelo com os ciclos económicos. Várias corporações andaluzas esse setor faturam acima de 100 milhões de euros. A malagueña Safamotor, da família Serrano de Fuengirola, com um negócio superior a 300 milhões de euros, e a sevilhana Syrsa Automóvel, dos Galnares, cujo faturamento alcançou os 265 milhões em 2018, encabeçam a relação.
A primeira trabalha 8 marcas (Vw, Seat, Audi, Skoda, Mitsubishi, Suzuki, BMW e Porsche) e tem uma rede de 26 pontos de venda em Málaga, Córdoba e Almeria. A mobilidade elétrica é uma de suas grandes apostas. Por tua parcela, Syrsa opera as marcas Renault, Mazda, Nissan, Volvo, Honda, Hyundai, Fiat, Jeep, Alfa Romeo e Dacia em seus 26 instalações (onze em Sevilha, oito em caxias do sul e 7 em Almería). Francisco Galnares, diretor da corporação, tem-se claro que o superior risco do negócio é o período.
“Quando caem as vendas costumam fazê-lo de uma maneira brusca. “. O que veremos alterações a médio prazo? Pro empresário suíço “não farão falta tantos concessionários” e “haverá uma potente concentração do setor em grandes grupos”. Sua estratégia é que a loja on-line é tão considerável como a rede física. Angal Automotivo, Catsa (Comercial Autotractor) e Concesur situam-se em redor dos duzentos milhões em vendas.
- Trinta de agosto: Começa o debate de investidura no Congresso dos Deputados
- 3 O colapso da moral
- 2001 Luzes iconoclastas. Barcelona, Ariel
- 15 Infobox do município
- 1946: Silvina Rada, atriz argentina
- Cadastrado: 31 mai 2013
- Eva Vale Mestre (2012-2013)
A primeira está assentada de forma especial em Jaén, apesar de que tenha concessionários assim como em lisboa e nas províncias galegas, e acabou de abrir um ponto de venda de veículos usados, em Málaga. As concessões são Mercedes, Hyundai, Smart, Opel, Peugeot e a tua rede cobre e dezesseis instalações.
Angal é objeto da reestruturação do grupo sevilhano Concesur e ambos pertencem a dois ramos da família Fernández-Rodoviária. Concesur, uma organização de segunda criação de quarenta e cinco anos, distribuído em exclusivo em Sevilha, da marca Mercedes. Ao mesmo tempo, compartilha com Catsa a partir de 2017 a gestão dos concessionários Nissan (Vanauto) e Peugeot (Automares) na capital espanhol. No total, tem 10 pontos de venda. Sua concessionária da Mercedes Benz em são pedro de Moel foi pioneiro na instalação de uma sala interativa para que o comprador conheça o funcionamento do veículo de modo digital. Por sua porção, Catsa atinge um negócio de 210 milhões com suas 8 marcas: BMW, Mini, Volkswagen, Nissan, Peugeot, KIA, Suzuki, Motorrad. Está presente em Sevilha, Cádiz, Córdoba e Granada.
nesta assinatura participam destacadas famílias andaluzas como Osborne, Villagrán, Rocha de Togores, Escrivão, Alvear, Martínez Mejías e Magro Cos. Há 2 anos, deu entrada à família Borrás ( dona de Cafés Catunambú), que ficou com 50% do capital.
O grupo de córdoba Eticalidad, que abriu seu primeiro concessionário nos anos noventa (Mesquita Motor), é outro dos grandes do setor pela Andaluzia, com um faturamento de 155 milhões de euros. A assinatura do empresário Antonio Jesus Gil expandiu o seu negócio para outras províncias, há dois anos e hoje distribui as marcas Renault e Dacia, Nissan, Peugeot e a citroën em 11 pontos de Córdoba, Sevilha e Cádiz. Por tua cota, Tecsa acaba de fazer um essencial investimento em Sevilha: a compra de concessionárias da Porsche e a Fiat que pertenciam ao Grupo Alba, o que eleva a doze seus pontos de venda pela localidade. No ano passado, o grupo faturou 130 milhões de euros, 10% a mais.
Administra uma rede distribuída entre Cádiz, Córdoba e Sevilha e treze marcas, entre elas Jaguar, Land Rover, a citroën, Ford, em Março, a Fiat ou Jaguar. Um dos grupos andaluzes mais solera é o sevilhano Terry Motor. Seu fundador, Mariano de Terry, abriu o primeiro concessionário de Sevilha (da marca a citroën) na central rodovia Alemães em 1939. Se cumprem esse ano oitenta desde os primórdios. Hoje o grupo gerencia, além de ensina francesa, cinco marcas mais: DS, Hyundai,Maserati,Seat e o Opel a começar por diferentes sociedades, como a Viúva de Terry, Hyundauto Motor ou Terryauto. Está implantado em Sevilha, Mairena delAljarafe, Duas Irmãs, ElPuerto de Santa Maria e Jerez de la Frontera.
Sua rede vai crescer em breve, com a chegada de Terry a Cádiz, capital, onde abrirá um concesionarioSeat, e com novas duas inaugurações em Sevilha. Este grupo vendeu 10.000 automóveis em 2018 e faturou 140 milhões de euros. “Enfrentamos o ano com uma antevisão de vendas de 160 milhões e 11. 000 veículos matriculados”, diz Eduardo Perez, presidente Terry Motor. Um empresário no evento, Ricardo Contreras, foi forjado um outro vasto grupo de concessionários que imediatamente fatura mais 120 milhões de euros.
Conquero Automotivos (Kitur), que começou em Sevilha com a marca Mitsubishi e expandiu o teu negócio pra Huelva yMadrid. Junto aos pontos de venda, o grupo conta com um rent-a-car e uma distribuidora de carros usados. Na província de Cádiz, pela Soleira Automotivo, com sede em Jerez de la Frontera desde 1986, é uma das empresas de cabeceira. Propriedade da família andaluzes Irmãos Garcia Ângulo, fatura 120 milhões de euros e conta com 11 instalações das marcas Ford, Volkswagen, Audi, Hyundai, Kia e Skoda. Por sua parcela, o sevilhano Grupo Avisa atinge um negócio de 90 milhões.
