Em condições normais de pressão e temperatura, dois átomos do componente se encadeiam pra formar o dioxígeno, um gás biatómico incolor, inodoro e insípido, com fórmula O2. Esta substância constitui uma porção relevante da atmosfera e é necessária para sustentar a existência na terra.
Faz divisão do grupo dos anfígenos na tabela periódica e é um elemento não metálico altamente reativo que forma com facilidade compostos (principlamente óxidos) com a maioria dos elementos, com exceção dos gases nobres hélio e néon. Também, é um robusto agente oxidante e tem a segunda forma mais alta de todos os itens, só superada pelo flúor. Graças a sua reatividade química, e não podes permanecer pela atmosfera terrestre como item livre sem ser alimentado periodicamente pela ação fotossintética dos organismos que utilizam a energia solar pra fornecer oxigênio elementar por intermédio da água.
O oxigênio elementar O2 somente começou a se acumular pela atmosfera depois da ocorrência desses organismos, por volta de 2500 milhões de anos. O oxigênio biatómico constitui o 20,8 % do volume da atmosfera terrestre. Dado que constitui a maioria da massa da água, é também o componente majoritário da massa dos seres vivos.
Várias das moléculas mais importantes que realizam fração dos seres vivos, como as proteínas, os ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios, contendo oxigênio, como este os principais compostos inorgânicos que exercem as carapaças, dentes e ossos de animais. O oxigênio elementar é produzido por cianobactérias, algas e plantas e todas as formas complexas de existência, o usam para a respiração celular.
É tóxico pros organismos de tipo anaeróbio obrigatório, as maneiras primitivas de existência que dominaram a Terra até que o O2 começou a se acumular pela atmosfera. Outra forma (alótropa) do oxigênio, o ozônio (O3), auxílio a socorrer a biosfera da radiação ultravioleta em grandes altitudes, a chamada camada de ozônio, contudo é poluente perto da superfície, onde é um subproduto do esmog.
A altitudes ainda maiores da órbita baixa da terra, o oxigênio atômico tem uma presença significativa e causa erosão nas naves espaciais. Carl Wilhelm Scheele descobriu o oxigênio de modo independente em Upsala, em 1773, ou mesmo antes, e Joseph Priestley, em Wiltshire, em 1774, porém a honra costuma ser agraciado com a Priestley por causa que publicou o seu trabalho antes.
Este é produzido industrialmente através da destilação fracionada do ar liquefeito, o emprego de zeólita com ciclos de pressão pra concentrar o oxigênio do ar, a eletrólise da água e outros meios de comunicação. O oxigênio é usado na geração de aço, plásticos e têxteis; os propulsores de foguetes; a oxigenoterapia; e a assistência pra respiração em aeronaves, submarinos, voos espaciais e mergulho.
Em condições normais de pressão e temperatura, o oxigênio é um gás incolor e inodoro com a fórmula molecular O2, em que 2 átomos de oxigênio se ligam com uma configuração eletrônica no estado relvado. Um ímã de oxigênio líquido a tal ponto que, em amostras de laboratório, um fio de oxigênio líquido pode ser usado contra seu respectivo peso entre os pólos de um ímã robusto. O oxigênio molecular singlete é um nome dado a muitas espécies de O2 de maior energia, em que todos os espínes os elétrons se combinam. É muito mais reativo com moléculas orgânicas comuns que o oxigênio molecular em si mesmo. Pela meio ambiente, o oxigênio singlete se costuma fazer com a água pela fotossíntese, usando a energia solar.
- Aplicativos móveis educativas para prevenir o bullying
- 2013-2015: Avril Lavigne e The Avril Lavigne Tour[editar]
- Mensagens: 11.275
- Tipo de produto – Base
- em quatro de 5 estrelas doze
- ‘Emoticons’ do Whatsapp
- Corretores / neutralizadores
- Página 1 de três
O alótropo mais normal do oxigênio elementar é o chamado dioxígeno (O2), que tem um comprimento de ligação de 121 pm e uma energia de ligação de 498 kJ•mol−1. Esta é a forma que usam as maneiras de existência complexas, como os animais, em sua respiração celular (enxergar papel biológico) e é a forma que tem uma enorme credibilidade na composição da atmosfera terrestre (enxergar Abundância). O trioxígeno (O3) é conhecido habitualmente como ozônio e é um alótropo muito reativo, danoso para o tecido pulmonar.
O ozônio é produzido pela atmosfera superior quando o O2 se combina com o oxigênio atômico devido a da divisão do O2 pela radiação uv. Já que o ozônio é um poderoso absorvente pela localidade ultravioleta do espectro eletromagnético, a camada de ozônio da atmosfera superior tem êxito como um escudo protetor da radiação que recebe o planeta. Perto da superfície terrestre, não obstante, é um poluente formado como subproduto das emissões de automóveis.