Pular para o conteúdo

História Do Peru Entre 1821 E 1842

  • por
História Do Peru Entre 1821 E 1842 1

Pra historiografia oficial peruana, o tempo de 1821 a 1842 constitui a primeira fase da história republicana do Peru. Inicia-Se oficialmente em 28 de julho de 1821, dia em que o general do rio, José de San Martin, chefe da Expedição Libertadora, proclamou a Independência do Peru, em Lima, a capital do até desse modo Vice-reino do Peru. Encerrado esse período, o ano de 1842, quando inicia-se um ciclo de anarquia, sucedida depois da derrota e a morte pela Bolívia do presidente Agustín Gamarra. Pelo Norte, travando uma disputa com A Grã-Colômbia, país que reclamava dos territórios de Tumbes, Jaén e Maynas (1828-1829). Esta competição finalizou sem que houvesse um vencedor, e se manteve a ocorrência territorial prévia.

Dissolvida a Grande Colômbia em 1830, esta deu passe para três países, com 2 dos quais, Equador e Nova Granada (Colômbia), limitou a começar por assim o Peru. Desde o começo, a diplomacia peruana refutou com firmeza as pretensões do Equador, nação que, entre 1841 e 1842, tentou ressuscitar a reclamação bolivariano de Tumbes, Jaén e Maynas. Depois do fracasso das rebeliões nas províncias e das conspirações em Lima, parecia que tudo estava perdido para os patriotas peruanos, todavia em 1817, o caso seria favorável à independência continental.

neste ano, o general José de San Martín, proveniente do Rio da Prata e à frente de um exército, cruzando os Andes e entrava pro Chile, vencendo as tropas realistas pela disputa de Chacabuco e Maipú. Conseguida a independência do Chile, San Martín dedicou-se a aprontar a expedição libertadora para o Peru.

Para esta finalidade, solicitou a assistência dos governos do Chile e o Rio da Prata. O primeiro objectivo que se propôs San Martín era que o Chile negou o domínio do mar ao vice-rei do Peru, o que se conseguiu.

O governo do chile e comprou alguns navios; outros disponibilizou o governo do rio e o resto foram capturados para os espanhóis. Para 1818, a esquadra chilena contava com mais de 10 navios. Em novembro do mesmo ano chegou a Valparaíso, o marinheiro britânico Lorde Thomas Cochrane, contratado pelo governo chileno para que assumisse o comando da esquadra. O operacional inicial do general San Martin estava demonstrando na prática que o plano para libertar o Peru, bastião do colonialismo, estava bem concebido.

Os espanhóis não tinham uma esquadra bem equipada, dessa forma, a expedição de Cochrane em frente à costa peruana mostrou eficiência e causou pavor aos realistas. San Martin preparou-se, deste modo, com superior segurança sua expedição ao Peru. Em 21 de agosto de 1820, embarcou o Exército Libertador do Peru, formado por uma força combinada de chilenos e da américa do sul, que somavam 4.118 efetivos.

Saiu de Valparaíso, com oito navios de disputa com 247, armas e mantimentos pra 6 meses, tripulados por 1.600 marinheiros e soldados, e com dezesseis rolamentos com mais de 7 1000 toneladas e 11 lanchas canhoneiras. O sete de setembro o Exército Libertador iniciou o desembarque em Paracas.

  • 5 dois de julho
  • Fornecer um feedback constantemente.[28]
  • oito Convocação pras eleições, tomada de posse e a posse
  • 1 Diferenças de formato e idade
  • A polícia de Galveston (Texas), ambiente onde ocorreu o evento, teve que se desculpar
  • Vicente Manuel Roglá Benedito

Ocupou Pisco, oito de setembro. 1º Tudo o que roube ou tome por agressão de dois reais por cima, será passado pelas armas, prévio modo verbal que é notado no exército. 2º Todo aquele que derramar uma gota de sangue para fora do campo de competição, será punido com a pena de Talião.

3º Todo insulto contra os habitantes do estado, sejam europeus ou americanos, será punido até com a pena da existência, de acordo com a gravidade das circunstâncias. 4º Todo excedente que ataque a moral pública ou os costumes do nação, será punido nos mesmos termos que impossibilita o artigo anterior”.

Marcações: