Antes de que se utilizasse a técnica conhecida como deslocamento de matte (travelling matte em inglês) e a impressão ótica, a dupla exposição foi utilizado para incorporar elementos que não estavam presentes pela exposição inicial. Isso foi feito a partir de telões negros, onde uma tela verde seria utilizada na atualidade.
Assim, em razão de, no vídeo de Roubo e furto do trem (1903), de Edwin S. Porter, foi utilizada a dupla apresentação pra incorporar a paisagem que eu teria que olhar a partir das janelas do trem. Para que as figuras situadas à frente do pano se possam mover, essas tinham que ser separadas manualmente com o fundo preto de cada um dos quadros. No ano de 1918 Frank Williams patenteou uma técnica parecida com a cor preta, que foi muito usada em vídeos como O homem invisível.
nos anos 20, Walt Disney usou um fundo branco para acrescentar atores humanos a seus desenhos animados, como se poderá ver de perto Nas comédias de Alice. O método do croma azul foi montada nos anos 30 pelo estúdio RKO Radio Pictures.
Pela RKO, Linwood Dunn usou uma versão primeira do matte, que foi a fabricação de “lenços” com os quais se levavam a cabo as mudanças de camadas, como se de um limpador de pára-brisa se tratasse. Petro Vlahos, foi agraciado com um Prêmio da Academia no ano de 1964, pela delicadeza, com que fez emprego dessas técnicas.
Alguns filmes fazem um exercício intensivo da cenografia virtual para adicionar fundos que são criados integralmente por imagens geradas por computador (computer-generated imagery ou CGI em inglês). Desta forma, os atores conseguem ser filmados separadamente e depois incorporar-se pela mesma cena. Em resumo, a cenografia virtual permite que os atores estar em qualquer ambiente, sem sair do estudo.
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Um exemplo claro é a comédia Tosh.0, conhecida por ser completamente filmado com um croma verde. O desenvolvimento de computadores bem como facilitou a incorporação de movimentos em filmagens compostos, ainda que se utilizavam câmeras de mão. Podem-Se botar pontos de fonte sobre isto um fundo de cor (normalmente como uma grade pintada, um X marcado com fita adesiva i com bolas de tênis). Na pós-realização, um computador com o programa adequado pode usar as referências para calcular a localização da câmera e, assim sendo, o processamento de uma imagem que coincide perfeitamente com a visão e o movimento do primeiro plano.
Nenhum elemento da cena deve ser da mesma cor do fundo (em razão de seria eliminado da imagem), e no guarda-roupa, cabeleireiro, etc., dessa forma, o canal da câmera verde contém um ruído pequeno e podes gerar uma máscara mais limpa. Ademais, você necessita de menos luz para iluminar a cor verde, mais uma vez devido à superior sensibilidade do verde nos sensores de imagem. O emprego do verde aumentou em consequência a que o fundo azul podes combinar com a cor dos olhos do sujeito ou elementos comuns, como as calças jeans.