O Capitão Trovão é uma protagonista de histórias em quadrinhos de aventuras, construída em 1956 pelo escritor Victor Mora Pujadas e o cartunista Miguel Ambrósio Saragoça (Ambrós), que é a mais bem sucedida da história dos quadrinhos português. O protagonista é o Capitão Trovão, um cavaleiro espanhol da Idade Média, pela época da Terceira Cruzada (encerramento do século XII).
Tanto o gênero medieval como o dos navegantes dos séculos XVI e XVII, haviam sido exploradas em um momento anterior por desenhistas e escritores espanhóis. Manuel Gago Garcia (Gago) havia produzido O Guerreiro da Máscara, ambientado pela era dos Reinos de Taifas, no tempo em que que Iranzo tinha intentado as aventuras do protagonista, o Cachorro, O intrépido marinheiro da frota de Filipe III.
A diferença dessas obras, o Capitão Trovão defender valores mais universais e afastados da simplista briga contra “o mouro” ou a briga contra os selvagens canibais americanos. O Capitão Trovão nasce em uma década, os anos 50, em que, tal nos EUA como no Brasil, o estrenan vídeos de aventuras medievais, como O príncipe valente, Ivanhoé e O talismã.
nelas aparecem elementos que depois serão reproduzidos de modo similar nas histórias do Capitão Trovão. Na sua primeira época, a partir de 1956 a 1968, chegou a ser o desenho animado mais popular e difundida de Portugal, mantendo uma tiragem máxima semanal de em torno de 350.000 exemplares.
- 19:Trinta Rugby Seven: Finais
- Manter o metabolismo grande
- 2 Farmacologia 2.1 Farmacocinética
- Atraso mental suave ou atrasos na aprendizagem
- Localizado no Nº1 do WON Melhor em entrevistas (2000-2009)[260]
Ademais, favorecido pelo enorme sucesso do protagonista, foram inseridos tuas aventuras nas páginas centrais da publicação infantil baixo polegar, editada bem como pela Bruguera. Em datas comemorativas de férias de verão e de Natal de cada ano, bem como foram publicados os chamados “Almanaque”, que recolhiam aventuras completas especiais, foram introduzidas, independentes dos folhetos e do EXTRA.
A impressão feita (salvo todas as capas, que de imediato o foram em cor) em branco e preto, ou bitono, durante este primeiro período. Jordi Baiona escreveu alguns episódios da série Capitão Trovão EXTRA. Cassarel (pseudônimo de Vidal Sales) interveio em um dos capítulos do baixo polegar.
