Atualmente o casamento é mais do que em novas épocas, um tema da actualidade. Certamente que todas as maneiras de ver o casamento em nossos dias, são respeitáveis e merecem ser ouvidas; o que menos socorro é tomar uma localização radical ou fundamentalista.
Cultivou todos os gêneros, desde o religioso e mitológico até a paisagem e a natureza-falecida, do mesmo jeito que o retrato, onde se destacam os seus auto-retratos, que praticou ao longo de toda a sua vida. Rapto das filhas de Leucipo de mileto (1616), de Peter Paul Rubens, Alte Pinakothek, Munique.
Carlos I de Inglaterra (1635), de Anton van Dyck, Museu do Louvre, Paris. O boi esfolado (1655), de Rembrandt, o Museu do Louvre, Paris. O sorridente bebedor (1628), de Frans Hals, Rijksmuseum, em Amsterdã. A jovem pérola (1665), de Jan Vermeer, Mauritshuis, Haia.
No século XVIII, os retábulos escultóricos começaram a ser substituídos por quadros, criando-se consideravelmente da pintura barroca pela América. Do mesmo modo, cresceu a demanda de obras de tipo civil, principalmente retratos das classes aristocráticas e da hierarquia eclesiástica. A principal ação foi a murillesca, e em alguns casos —como Cristóvão de castela e leão— de Valdés Leal.
A pintura desta data tem um tom mais sentimental, com maneiras mais doces e macias. Destacam-se Gregório Oliveira de Bordo na Colômbia, e João Rodrigues Juarez e Miguel Cabrera, no México. As artes gráficas tiveram uma enorme difusão durante o Barroco, continuando o avanço que este setor teve durante o Renascimento. No século XVII, os principais centros de realização de gravuras estavam em Roma, Paris e Antuérpia. Na Flandres, Onde fundou uma escola de burilistas pra publicar mais eficazmente o seu serviço, entre os quais se destacou Lucas Vorsterman I; bem como Anton van Dyck cultivou a água-potente.
- Diz ser Aura
- Lutava por ti (1982)
- O Bravo de Sempre
- Concours Mondial de Bruxelles
No Brasil, gravado foi praticado, principalmente, por José de Ribera, Francisco Ribalta e Francisco Herrera, o Velho. Um dos artistas que mais empregou a técnica da gravura foi Rembrandt, que atingiu o patamar de perícia amplo não só no desenho, contudo assim como a formar contrastes entre luzes e sombras. Suas gravuras foram muito citados, como se podes examinar com a tua gravura Cristo curando a uma pessoa doente (1648-1650), que foi comercializado por mais de 100 florins, um recorde na data.
A ourivesaria bem como atingiu níveis de elevada geração, principlamente em prata e pedras preciosas. Na Itália, surgiu uma nova técnica para revestir tecidos e objetos, como altares ou tampos de mesa com pedras semipreciosas como o ônix, ágata, a cornalina ou o lápis-lazúli. Na França, como o resto de obras foi objeto de proteção real, e foi tal a profusão de objetos de prata que em 1672, foi promulgada uma lei que limitava a produção de equipamentos de metal.
A cerâmica e o vidro seguiram normalmente com as mesmas técnicas de elaboração que no tempo renascentista, destacando-se a cerâmica branca e azul de Delft (Holanda) e o vidro polido e talhado de Bohemia. O vidreiro de Murano Nicola Mazzolà foi o arquiteto de um tipo de vidro que imitava a porcelana chinesa.