HAL 9000 como modelo de smart home. KITT como o sonho do veículo conectado. Samantha como a promessa do amor entre humanos e máquinas. Dores e o traço de procuram o coração a uma máquina. Em ‘2001: Uma odisséia no espaço’ e ‘O veículo incrível’ a ‘Her’ ou ‘Westworld’, a inteligência artificial leva décadas estrelar a ficção científica e antecipando o seu respectivo futuro.
Mas, quando se despojará por completo nesse halo de ficção? Será que será antes ou após o que havíamos imaginado? Salvo o caso do infalível KITT, as algumas três inteligências artificiais apresentam seus desafios. O desenvolvimento de sentimentos complexos e da consciência de máquinas ou o impacto pela população humana, são apenas alguns dos medos do mundo diante da imagem de superrobots que possam ultrapassar em todas as frentes.
E sim, parece que não há local a perguntas, nos irão exceder. A questão é no momento em que. No seio da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o Future of Humanity Institute busca interpretar os nevoeiros que cercam o futuro da humanidade e a tua ligação com a inteligência artificial. Aqui, as matemáticas, a filosofia, as ciências sociais e a ciência procuram resolver as perguntas que cercam a humanidade e tuas experctativas. Muitas delas, mais cedo ou mais tarde, se cruzam com a inteligência artificial no caminho. Quando nos substituirão os robôs no serviço manual?
- Cinco RISC OS
- 1 – Sistema operacional: O que quiser
- Seleccione o separador ‘Avançadas’, clique em ‘limpar fatos de navegação…’
- Adicionado o mundo Mansão de Redstone na Loja de modo gratuita
- 2 “Fragmentos pra história da filosofia”
- Samsung Galaxy S5 SM-G9006V’
- Volume de migração e replicação (manual)
- 1976: Coleta em fascículos pela editora Record
Quando é que serão capazes de fazer operações médicas? Como publicar um best-seller? Quando é que são capazes de receber um campeonato de poker ou passar os exames finais pros alunos de qualquer instituto? Todas estas questões foram respondidas por uma das últimas pesquisas do Future of Humanity Institute. E dentro de pouco tempo saberemos se foi bem sucedido.
Evidence from AI Experts’. 1. Em 2024, a inteligência artificial superará a humana na hora de traduzir idiomas. 2. Para 2026, conseguirá publicar comentários de texto mais do que os alunos do ensino médio. 3. A partir de 2027, se pode confiar mais pela IA pra dirigir caminhão em que os seres humanos.
4. Em 2031, a IA será habitual no comércio; e ultrapassará os vendedores humanos. 5. Em 2049, digitar best-sellers. 6. Para 2053, você pode fazer qualquer tipo de cirurgia. 7. Em 2057, pode realizar tuas próprias investigações científicas. Estes são só alguns dos titulares. O serviço é muito mais pormenorizado e realmente compensa conceder uma olhada.
Fala de tarefas concretas em que nos veremos superados nos próximos 40 anos. Mas também atrasa este horizonte mais ou menos catastrófico em que a IA reduz o trabalho humano da face da Terra. Ou em que se replica a si mesma de forma mais inteligente.
É chamado de singularidade tecnológica. Um horizonte de futuro mais ou menos distante em que a IA seja capaz de automejorarse recursivamente. A partir de desta maneira, prevê-se uma explosão de inteligência artificial que escapou ao nosso controle.
Há quem responda que terá ambiente logo que em 2045. Outros asseguram que nunca irá ocorrer. O desenvolvimento da inteligência artificial está acelerando. A linha da singularidade se cruzará mais cedo ou mais tarde. Mas preferem defini-lo como HLMI, do inglês high level machine intelligence.
Existe a escolha de que haja um desenvolvimento exponencial da IA-chegados a este ponto, contudo é insuficiente viável. O desenvolvimento da HLMI terá um impacto positivo na humanidade, mas contém riscos de potencialidades catastróficas. A comunidade deve trabalhar desde já pra determinar estes riscos. Realmente compensa, mas, no momento em que chegará essa inteligência artificial de alto nível?