A maternidade e paternidade costuma ser uma aventura emocionante, contudo também é um ciclo em que afloram muitas perguntas e medos, principlamente se se trata de pais na primeira vez. O garoto estará bem? Eu estarei cuidando o bastante? Como será o parto?
E, uma vez nascida a menina, a inconsistência continua pelo momento em que deixou a clínica com o pirralho sem livro de instruções Por que chora a menina? Como nos adaptamos à nova vida? Para direcionar em toda esta aventura, os pediatras Eduard Estivill e Gonzalo Pin e o ginecologista Carlos Salvador lançaram Ser mãe: o antes e o depois. Guia para uma maternidade feliz (Praça) e a Origem) – uma espécie de decálogo da “maternidade feliz” tentando alguns dos itens que mais preocupam na hora de afrontar a maternidade.
A guia concentra-se nos cem últimos dias de gravidez e os cem que se seguem ao parto para abordar focos como o sonho-de mãe e menino, de forma especial-, a alimentação, vacinas ou as relações sexuais. Os autores declaram que o que aparece no livro não são opiniões, todavia estilos sobre isso os quais há “evidência científica”, diz o pediatra Eduard Estivill.
Os últimos meses de gravidez são capazes de ser uma verdadeira tortura para as mães na hora de dormir. A proeminente barriga e os movimentos do feto, que cada vez tem menos espaço, não facilitam o tão vital interessante noite de sono. Os especialistas recomendam que as mães dormir do lado e, para poder ser, recostadas a respeito do lado esquerdo pra impedir a pressão pela veia cava que possa provocar hipopresión.
Uma almofada entre as pernas assim como assistência a aperfeiçoar a apresentação e outros a respeito os tornozelos facilitará a circulação. Não é recomendável dormir de barriga para cima, uma vez que poderá agravar os problemas de costas, e também causar problemas digestivos e agravar os derivados das hemorróidas. No caso de recém-nascidos, é recomendável que o fedelho durma de barriga pra cima, ao invés colocá-lo de lado, uma questão que facilita que se acabem dando a volta.
Em qualquer caso, você necessita entrar boca pra pequeno, para minimizar o risco de morte súbita. Não taparles a cabeça, impossibilitar almofadas e que o bebê durma no quarto dos pais até os 4 meses são outros dos conselhos. No decorrer da gravidez, é respeitável a ingestão de proteínas, fundamentais para a geração de tecidos e células de ossos, músculos e órgãos vitais, como o coração. Carne (que necessita estar bem feita), ovos e produtos lácteos, além de legumes e cereais, devem estar pela dieta de toda grávida, detalhados no livro. Também há que descrever com a energia que trazem os hidratos de carbono.
- Os laticínios (leite, manteiga, queijo…) dão gordura. E proteínas
- herança (genética)
- Jun.2009 | 11:55
- 2002: estudos notabilizam a relação entre a nutrição e o comportamento violento
- 22 40. Muda os móveis com assiduidade ou faça limpezas gerais seguidas
- 6 Aumentar glúteos – Peso falecido romeno
Além do mais, é fundamental o consumo de peixe e a ingestão de fruta e legumes, por esse caso, a diária. O ideal é fazer cinco refeições ligeiras. Há que suprimir o consumo de sal e alimentos doces, especialmente industriais, impedir as bebidas com gás e, claro, o consumo de álcool. Também há que ter em conta que a digestão de uma grávida é mais lenta.
No decorrer da gravidez, é aconselhável praticar esportes como a natação, o que favorece o cuidado de volta e ativar a circulação sanguínea. As aulas de preparação pro parto bem como são úteis para trabalhar, relaxar e robustecer a musculatura. Depois do parto, os exercícios hipopresivos incentivarão que os músculos voltem para o seu web site a cada vez que se trabalha o assoalho pélvico, ressentido do excesso de peso no decorrer da gestação. Relações sexuais, Sim ou não? Sem problemas, a não ser que o médico recomende o oposto (tais como, se há traço de ruptura de bolsa). No caso das mulheres, a alguns lhes aumenta o desejo sexual durante a gravidez e a outras lhes desaparece. A recomendação do livro é que não conservem relações muito frequentes ou profundas.
Por outro lado, praticar sexo dias antes do parto pode auxiliar a que esse se pra frente em consequência a uma substância do sêmen (prostaglandina) que estimula as contrações. Ao longo do primeiro ano de existência de um recém-nascido, os pais são capazes de perder até 700 horas de sonho”, explicam os especialistas.