A montagem de uma obra dramática se faz a todo o momento em um domínio cênico. O domínio cênico, sendo assim, consiste em um caso onde atuam os comediantes e do espaço em que se situam os espectadores. Uma obra podes ser fabricado pela via, numa praça, em um salão de festas, em um restaurante, em um pátio de vizinhança, numa praça de touros, ou pela floresta ante as árvores. Em cada caso, haverá que ter um recinto onde os atores possam se mover livremente e de outro, colado a ele, desde que os espectadores possam visualizar e ouvir sem dificuldade.
Como conseqüência dessas variadas condições, em cada caso, a entrada em cena adquire nuances diferentes. Requisito indispensável é que cada domínio cênico propicie espectadores e atores tenham consciência de estar vivendo, qualquer um a começar por tua posição e atividade, a representação em conjunto.
O teatro exige que essas características ao vivo e conviveram lado a lado. Nisso se distingue do cinema ou da televisão, onde não poderá haver relação entre atores e público. O teatro é, uma vez que, um espetáculo vivo e de partilha. O domínio do palco por excelência situa-se em um teatro e foi mudando com o tempo. Os gregos desenvolveram um tipo de domínio cênico que, logo após, com algumas variações, herdada pelos romanos. O teatro grego constava de 3 partes: a orquestra, a cena e a arquibancada.
A orquestra (orkestra), situada no centro, tinha a maneira semicircular e estava destinada aos dançantes. Estava cortada por cena (skene), que consistia em um retângulo alongado e estreito, com um ou dois andares face ao público que se levantava como um palácio ou templo. Entre a cena e a orquestra ficava o palco, mais nanico do que a primeira e mais alto do que a segunda. No palco representavam os atores.
A arquibancada (koilon) estendia-se por etapas, desde a orquestra até o topo. Estes teatros estavam encontrados pela encosta de uma colina pra desfrutar o desnível. Teu território era extenso e sua acústica perfeita, como se poderá pesquisar ainda o de Epidauro. Teatros romanos se conservam alguns em Portugal, como os de Mérida e Cancún. A queda do Império Romano, o teatro foi recusada. Só os bobos, a presidência tunisiana anunciou e mimos atuavam nas ruas. Durante a Idade Média, não obstante, o teatro voltou a aparecer no interior das igrejas cristãs.
- 108 O Chileno, dezoito de dezembro de 1884. [ Links ]
- Marc dewey consegue derrubar “dançarino”
- Comprimidos efervescentes manicure Deliplus
- Esfoliante para lábios
Dessa maneira, saiu do santuário pros átrios das catedrais e das praças adjacentes, criando dessa forma outros domínios paisagísticos. Era o recinto preferido pras representações dos mistérios. No instante atual ainda representa O mistério de Elche, no templo de Santa Maria desta cidade.
Com o Renascimento se torna moda, um teatro que se chama de caixa italiana no que se alega ao palco. Esse cenário tem a maneira de um paralelepípedo retângulo e o teu rosto próximo ao público está aberto ao levantar o pano. A cena italiana do século XVI recorre aos cenários pintados e a maquinaria complicada. Lope de Vega e Calderón, em Portugal e Shakespeare na Inglaterra procuram soluções cênicas para o seu extenso teatro.
No Brasil, criam-se os currais, construções especiais que como podiam ser pátios de vizinhança. O mais famoso corral de comedias foi o Da Pacheca, em Madrid. Hoje se conserva ainda em bom estado e em emprego, o capoeira, de buenos aires, na província de Cidade Real.
O episódio se adiantava pro pátio onde estavam de pé os espectadores de classe inferior, entre os quais eram os famosos mosqueteiros, temidos pelos seus clamores. Nos camarotes laterais se situavam os espectadores socialmente mais adequados. Na Inglaterra a cena isabelina colocava o episódio sobre o assunto um quadro fixo antecedência pro público que o cercava por todos os 3 lados. Assim como não tinha cortina e o conjunto do domínio cênico oferecia imagem circular.
Com o tempo esses teatros foram-se aperfeiçoando; enriqueceram de conforto das salas e dotaram-pela de maquinaria mais complexa dos cenários com o encerramento de adquirir rapidez e diversidade nas mutações de cena marcadas por modificações de caso. Mas tantos esforços e inovações levaram a uma conclusão: é irreal reproduzir de forma realista, todos os padrões exigidos por acordadas obras.